Agência meteorológica alerta que tufão pode provocar deslizamentos de terra e inundações
O Japão está se preparando para inundações e deslizamentos de terra, depois do que pode ser o mais forte tufão a atingir o país em um quarto de século, feito na terça-feira.
A mídia local informou que uma pessoa morreu e vários outros ficaram feridos depois que o tufão Jebi causou ventos violentos no oeste do país.
Várias pessoas ficaram feridas na estação de Kyoto quando parte de um teto de vidro desmoronou, segundo a polícia. Vários veículos foram atirados para os lados em uma rodovia, enquanto um caminhão escapou por pouco de ser arrastado de uma ponte que ligava a ilha de Shikoku e a principal ilha japonesa de Honshu.
Redes de TV mostraram cenas dramáticas de um navio-tanque de 2.591 toneladas que colidiu com o lado de uma ponte que liga o continente ao aeroporto internacional de Kansai, que fica em uma ilha artificial na Baía de Osaka. - O petroleiro e a ponte foram danificados, mas a tripulação do navio não foi ferida. A pista do aeroporto e o subsolo de um terminal foram inundados, de acordo com as autoridades locais.
Avisos de evacuação foram emitidos para 1,19 milhão de pessoas, juntamente com uma ordem de evacuação mais forte, mas não obrigatória, para mais 16 mil pessoas, enquanto o vento e a chuva começaram a se intensificar na tarde de terça-feira. A maioria das pessoas aconselhadas a deixar suas casas e dirigir-se a 1.500 abrigos temporários ficava na cidade portuária de Kobe.
A agência meteorológica disse em um alerta na televisão que o sistema poderia provocar violentos ventos, deslizamentos de terra e inundações nas partes sul e oeste do arquipélago, bem como as marés altas, raios e tornados.
https://youtu.be/EAW0mfuWXb0
Fonte desta matéria - https://www.theguardian.com

